perfil_eliza_carneiro

Bio

Fotógrafa profissional, iniciei minha carreira fotografando algumas saídas científicas enquanto cursava o curso de Biologia e também durante o Mestrado. Autodidata nunca parei de estudar e aperfeiçoar minhas fotografias. Em 2010 fui convidada a lecionar fotografia na Folium Escola de Artes onde por aproximadamente três anos e meio ministrei aulas de fotografia base com DSLR, oficinas com câmeras compactas e fotografia base com DSLR para melhor idade. Ao mesmo tempo também oferecia oficinas fotográficas “Despertando Olhares” em São Paulo. Em 2013 tive minha primeira reportagem fotográfica publicada na Revista Terra da Gente onde colaborei até 2014 com matérias na revista física e até 2016 no site (Joias no Quintal, 2013; Os Lucros da Preservação, 2014; Um Paulista Ameaçado, 2014; Encontro com Pumas na Patagônia Chilena, 2016 e Primavera na Patagônia Chilena, 2016). Também tive reportagens fotográficas publicadas na National Geographic na sua página online (Rio Itatinga: um tesouro protegido, 2015 e Micro-orquídeas: pequenas joias da natureza, 2016). Em 2015 dei início às oficinas fotográficas com celulares smartphones levando, em 2017, estes workshops para a natureza, onde o participante passa um dia aprendendo a fotografar com o celular na natureza exuberante da Mata Atlântica. Já são mais de 300 alunos atendidos. Ao longo dos anos produzi material fotográfico para algumas empresas e universidades com imagens e temas ligados à biodiversidade e de caráter documental. Minha produção conta ainda com imagens ilustrando livros: Serra do Itapeti – aspectos Históricos, Sociais e Naturalísticos (2012), Formigas do Alto Tietê (2015), Caminhos do Itapeti (2018) e Ecofuturo: a vida que a gente quer (2018). Em 2017 publiquei o livro “Olhares e Vozes da Alma” em parceria com Fatima Lee onde fotos ilustram as poesias. Em março de 2020 meu primeiro livro autoral, Juçara, a palmeira da Mata Atlântica, foi publicado. Mais recentemente tenho produzido material fotográfico para formação de banco de imagens para empresas ligadas ao turismo sustentável entre outros trabalhos de produção fotográfica.

Prêmios

Fui premiada com a "Melhor Fotografia Ambiental" em 2007 pela Universidade de Braz Cubas. Recebi prêmio de Honra ao Mérito do Concurso Banco Itaú BBA de Fotografia em 2008. Em 2020 tive fotografias selecionadas para compor a exposição e catálogo do 4º Photo Nature Brasil e duas fotografias selecionadas no concurso internacional INBAR, dentro das 15 imagens mundiais altamente elogiadas pela comissão julgadora do concurso. Em 2021 tive 5 fotografias aceitas no 5º Photo Nature Brasil.

Exposições

Em março de 2020, participei conjuntamente da "Exposição de Fotografia Natureza Viva", no Casarão do Chá. Em novembro de 2020, no "IX Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade" fotografias que compõem meu livro documental foram expostas na “Exposição fotográfica virtual – Juçara, a palmeira da Mata Atlântica”.

Acervo

Todas as imagens expostas neste site, bem como as que compõem meu arquivo pessoal, estão disponíveis para impressões e licenciamentos. Entre em contato comigo pelo e-mail: info@elizacarneiro.com para saber mais. Será uma satisfação atender você!